“Com o coração de Pai, assim José amou a Jesus” (Papa Francisco).
Estimados colaboradores e Irmãos em Santa Cruz, eu desejo que cada um de vocês esteja bem e com saúde!
Escrevo-lhes por ocasião do Ano de São José convocado pelo Santo padre, o Papa Francisco. Por este motivo, somos convidados a exemplo de São José, à escuta atenta dos desígnios de Deus no silêncio do nosso coração. Pois o glorioso São José, o discípulo cristão por antecipação, patrono da Igreja e padroeiro das vocações, é modelo de obediência e de servo para toda a Igreja e para a Vida Consagrada: “levanta-te, toma o menino e sua mãe” (Mt 2,13).
Neste âmbito, José é apresentado “como encarnação do verdadeiro discípulo na relação com Deus[1]”. É apresentado, ainda, como aquele que livremente obedeceu a Deus e realizou a Sua vontade e, embora inserido em situações difíceis e desafiadoras, voltou-se todo para a escuta atenta dos planos de Deus para si e para a humanidade. Assim como José, para aqueles que se dispuserem ao seguimento do Senhor em prol do Reino é fundamental colocarem-se livremente nas mãos de Deus e se despirem de suas próprias aspirações em abertura e seguimento à realização da Sua vontade.
Neste sentido, somos todos discípulos-missionários a serviço do Reino de Deus, pois a nossa missioneidade e a nossa consagração só tem sentido se vivermos para os demais e, de modo especial, para os mais necessitados: “felizes os pobres, porque vosso é o Reino de Deus” (Lc 6, 20). Ademais, somos todos discípulos-educadores a serviço da Obra do Senhor, isto é, ser testemunha da ação e da misericórdia de Deus no seio da comunidade. Proficuamente, “a nossa missão é a missão do Senhor, também do Senhor é a força para ela” (Const. 2,20).
Portanto, como consagrado em Cristo, animo-vos a seguirmos trabalhando juntos na construção de um mundo melhor e mais justo. Apesar da situação pandêmica, somos convidados a manter viva a esperança de que em breve voltaremos à normalidade. Que São José interceda a Deus por cada um de nós, para vivermos com zelo o ideal e o projeto do Senhor por meio da Congregação de Santa Cruz.
Que Deus nos abençoe e que São José nos inspire para amar e servi na missão do Senhor.
Com gratidão e estima,
Rivaldo Oliveira da Silva, C.S.C
Diretor de Vocações – Distrito do Brasil
[1] José o discípulo por antecipação – Jaldemir Vitorio.
Leave a Reply