Quem somos

Esta Família é a Congregação de Santa Cruz, fundada por Basílio Antônio Moreau...  Somos uma Congregação Religiosa composta de duas sociedades distintas de religiosos, uma de Padres e uma de Irmãos, unidos em uma fraternidade indivisível.
(Constituições da Congregação de Santa Cruz, 1:6)
 

Somos uma Congregação Religiosa de direito pontifical, fundada por Basílio Antônio Moreau, homens que vivem e trabalham sob a aprovação e autoridade do Sucessor de Pedro. Somos uma Congregação composta de duas sociedades distintas de religiosos, uma de Padres e uma de Irmãos, unidos em uma fraternidade indivisível.

A Congregação de Santa Cruz, reúne no mundo 1.453 religiosos Padres e Irmãos que presentes em 16 países dedicam-se a formação e desenvolvimento integral do ser humano. “O nosso compromisso é para as nossas irmãs e irmãos cristãos um convite para serem fiéis à sua vocação e, para nós mesmos, é uma forma concreta de trabalhar com eles para a difusão do Evangelho e com todos para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e mais humana”. (Constituições da Congregação de Santa Cruz, 1:7)

Fiéis aos ideais missionários do Padre Basílio Moreau, os religiosos de Santa Cruz doam suas vidas e consagram a vocação ao serviço do próximo, em Paróquias, Comunidades, Escolas, Universidades e em Instituições sociais em prol dos irmãos mais carentes e necessitados, onde quer que estejam inseridos tornam-se próximos daqueles com quem convivem.

“Onde quer que trabalhemos, ajudamos os outros não só a reconhecerem e desenvolverem seus talentos, mas também a descobrirem aspirações mais profundas dos seus corações. Também nos damos conta de que temos muito a aprender daqueles a quem fomos chamados a ensinar qualquer que seja a nossa obra missionária”. (Constituições da Congregação de Santa Cruz, 2:16)